domingo, 19 de junho de 2016

Como Lidar Com os Sintomas da Endometriose em Casa

4 Métodos: Controlando a sua dor controlando o sangramento excessivo lidando com os efeitos psicológicos da endometriose mudando o estilo de vida
A endometriose envolve o crescimento anormal dos tecidos do endométrio (os quais pertencem ao revestimento do útero) fora da cavidade uterina. É mais comum entre as mulheres em seus anos reprodutivos e parece ser hereditária. Como a condição pode causar dor, desconforto, sangramento e desconforto emocional, pode ser difícil de lidar. Tratamento médico profissional é importante, mas há também os passos que você pode seguir em casa para lidar com os seus sintomas de forma mais eficaz. Comece com o Passo 1 para saber mais.

Método 1 de 4: Controlando a sua dor

Atente-se ao momento de seus sintomas. Muitas mulheres acham que seus sintomas de endometriose aumentam durante os seus períodos menstruais; outras notam dor durante a ovulação ou depois da atividade sexual. Depois de conhecer os seus padrões, você vai ser capaz de antecipar e lidar com seus sintomas de forma mais eficaz.
Se você não reconhecer imediatamente um padrão, mantenha um diário durante alguns meses. Observe quais dias você sente maior desconforto, juntamente com qualquer outra coisa que possa ser relevante – o seu ciclo menstrual, a sua atividade sexual e sua dieta diária e exercícios. Depois de observar por um mês ou dois, os padrões poderão aparecer.

Tome medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) sem prescrição médica. Os sintomas mais angustiantes da endometriose são a dor e as cãibras que podem ocorrer na área abdominal e pélvica. Felizmente, muitas mulheres acham que a dor da endometriose pode ser aliviada por fármacos AINEs como o ibuprofeno, naproxeno sódico e aspirina. AINEs reduzem a inflamação e o inchaço, e reduzem a produção de prostaglandinas do seu corpo, que são responsáveis pela sensação de dor.
Se a dor aumentar durante o seu período menstrual, considere começar a tomar NSAIDs cerca de 24 horas antes de seu período esperado. A interrupção na produção de prostaglandinas do seu corpo irá deixá-la mais confortável.
Converse com seu médico sobre o melhor regime de AINEs para você. Em geral, porém, você pode tomar 200 a 400 mg de ibuprofeno por via oral, a cada quatro a seis horas.
Para o naproxeno sódico, normalmente você pode tomar 275 mg a cada seis a oito horas, não excedendo 1.100 mg em um único dia.
Se preferir, você pode tentar 300 a 325 mg de aspirina por via oral, três ou quatro vezes ao dia. Discuta os riscos da aspirina com o seu médico, no entanto. Pessoas com certas condições de saúde não deve tomá-la.
Experimente paracetamol. Se AINEs embrulharem o seu estômago ou causarem vômitos ou diarreia, converse com seu médico sobre o uso de acetaminofeno sem prescrição (também conhecido como paracetamol).
A dosagem típica de acetaminofeno deve ser de 650 a 1.000 mg a cada quatro a seis horas. Não exceda 4.000 mg em um único dia. Não tome mais do que o seu médico recomenda, já que o paracetamol pode causar lesão hepática se usado incorretamente. A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta esse risco.
Medite. Embora a meditação não afete a sua endometriose ou os sintomas que ela produz, poderá ajudá-la a lidar com a dor de forma mais eficaz. Estudos têm mostrado que pessoas que meditam podem desenvolver limiares de dor mais elevados e um forte senso de paz e contentamento interior.

Método 2 de 4: Controlando o sangramento excessivo

Planeje adiante. O sangramento excessivo durante o período menstrual é um sintoma comum da endometriose. É aconselhável buscar opções de tratamento médico com seu médico, mas, além disso, você pode planejar com antecedência o seu período menstrual. Sempre que possível, evite programação exigente e eventos e atividades durante sua menstruação. Limite-se às atividades que sejam absolutamente necessárias.
Mantenha os suprimentos à mão. Você vai querer manter uma abundância de absorventes extras em casa, no carro, no escritório e em qualquer outro lugar onde você passa uma quantidade significativa de tempo. Se o sangramento tende a aparecer rapidamente, você também deve considerar manter uma troca de roupa nesses locais.

Peça ajuda. Solicite que o seu parceiro, outras crianças mais velhas, amigos e membros da família que forneçam alguma ajuda quando você estiver com forte sangramento. Seu parceiro, por exemplo, pode assumir a execução de determinados serviços; amigos podem ajudar a levar seus filhos para atividades extraescolares.

Saiba quando o problema precisa de atenção médica. Se o sangramento menstrual está interferindo com a sua vida diária por mais de alguns dias por mês, ou se você está perdendo sangue suficiente para se tornar anêmica ou sofrendo de efeitos colaterais adicionais, fale com o seu médico. Pode ser necessário iniciar a terapia hormonal para lidar com a questão.

Método 3 de 4: Lidando com os efeitos psicológicos da endometriose

Eduque-se. Conhecimento é poder. A endometriose pode ser uma doença perturbadora, frustrante e estressante, mas você estará melhor equipada para lidar com os desafios que se apresentarem se aprender tudo que puder sobre sua condição. Tente sites confiáveis e pergunte ao seu médico para obter informações adicionais.
Saber mais sobre a sua condição também vai ajudá-la a explicar os seus sintomas para sua família, amigos e colegas de trabalho. Isso pode ajudá-la a obter o apoio de que necessita.

Junte-se a um grupo de apoio. Conversar com outras pessoas que lutam com a endometriose pode ser extremamente útil. Discutir a condição, compartilhar técnicas de manejo e liberar seus sentimentos em um ambiente de apoio vai fazer você se sentir melhor.
Tome um tempo para pensar sobre o futuro. Você planeja ter filhos no futuro? Se assim for, você pode querer avaliar suas prioridades e decidir quão importante a maternidade é para você.
Se a maternidade é muito importante, e você está em uma posição de obtê-la, considere ter filhos mais cedo do que mais tarde. Dessa maneira, você pode tratar a sua endometriose de forma mais agressiva, talvez com a cirurgia. Considere, além disso, se está disposta a adotar uma criança em vez de ter uma de forma natural.
Se a maternidade não é tão importante, ou se você já tem filhos, fale com o seu médico sobre todas as suas opções, inclusive as cirúrgicas. Você pode ser uma boa candidata para o tratamento médico mais decisivo.
Considere a terapia. Se está lutando com sintomas graves em uma base regular, você também pode se beneficiar da terapia individual. Um conselheiro ou psicólogo treinado pode ajudá-la com os seus sentimentos sobre a sua condição e pensar sobre as várias opções de tratamento. Ele ou ela também pode ajudá-la a lidar com seus sentimentos sobre a maternidade.
Divida tarefas maiores em partes menores. Você pode não ser capaz de limpar a sua casa em um determinado dia, se estiver experienciando sintomas graves. Concentre-se em realizar uma ou duas das tarefas mais urgentes – aspirar, por exemplo, e limpar as bancadas – e deixe o resto para quando você se sentir melhor.

 Método 4 de 4: Mudando o estilo de vida

Exercite-se diariamente. O exercício faz o seu cérebro a liberar endorfinas, como a serotonina, que fazem você se sentir bem. Esses hormônios estimulam os seus neurônios, fazendo você se sentir mais calma e com mais energia, e eles podem ajudar a reduzir a sua dor. E, claro, o exercício também é fisicamente bom para você – ele fortalece e tonifica os músculos e ajuda a manter um peso saudável.
Para começar, tente obter 40 minutos de atividade diária. Você pode correr, andar, nadar, praticar um esporte ou tentar uma aula – contanto que faça você se mover.

Reduza sua ingestão de carboidratos refinados e açúcares processados. Mudar a sua dieta não vai afetar a sua endometriose, mas reduzir a ingestão de carboidratos refinados e açúcares processados poderá melhorar os sintomas como náuseas, distensão abdominal e fadiga. Esses alimentos são um pouco difíceis de digerir e produzem gás e inchaço abdominal; além disso, eles interagem com a insulina para liberar triptofano em seu corpo, aumentando o seu cansaço e sonolência.

Coma uma variedade de alimentos saudáveis. Manter o corpo o mais saudável possível pode ajudar você a gerenciar seus sintomas de forma mais eficaz. Busque consumir uma grande variedade de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras.
Se você está insegura sobre como comer de forma saudável, considere fazer uma consulta com um nutricionista. Ele ou ela pode ajudá-la a montar um plano de dieta ideal.

Dicas:
Mantenha-se em contato com o seu médico. A endometriose é melhor tratada com uma combinação de tratamento médico e com as formas de lidar com ela.
Entenda que as melhores abordagens para tratar os sintomas da endometriose podem depender, em certa medida, da sua idade. Quanto mais jovem for, mais agressivo o seu médico pode querer ser. Você também precisa considerar se você planeja ter filhos. Soluções cirúrgicas e alguns tratamentos médicos podem prejudicar suas chances de engravidar, e certos medicamentos terão que ser interrompidos quando você começar a tentar engravidar.

Tente manter uma perspectiva positiva. A endometriose é estressante, mas também é tratável. Você tem todos os motivos para esperar viver uma vida normal e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário